Impermeabilização de piscinas

O nosso post de hoje é sobre impermeabilização, um tema muito importante e sensível quando o assunto é piscina. Conheça mais sobre esse assunto: a necessidade da impermeabilização, o que pode ocasionar um serviço de má qualidade, o prazo de validade de uma impermeabilização… qualquer produto ou construção tem uma vida útil.

A aplicação de material impermeabilizante é indispensável para qualquer área ou superfície que esteja sujeita ao contato com água ou umidade em duas situações principais: Que não possa sofrer infiltrações, ou que deva ser estanque como é o caso de piscinas, espelhos d’água e reservatórios.

A execução da impermeabilização é uma etapa que faz parte de qualquer construção. Realizado corretamente o procedimento impedirá que a água se infiltre e que as estruturas sejam atacadas pela umidade, protegendo-as contra desgastes, fissuras, deterioração do concreto e das armaduras, entre outras consequências.

No caso das piscinas o objetivo principal é que a água fique dentro do “tanque”, o que chamamos de estanqueidade. Uma vez cheia de água a piscina permanece cheia sem que água se perca.

Os vazamentos em piscinas além de comprometer a estrutura e vida útil do concreto, resultam em elevado consumo de água, o que é um transtorno e despesa desnecessária. Infiltrações podem ainda se revelar em outros pontos interligados a estrutura da piscina, como garagens ou cômodos abaixo da piscina, ou seja, mais problemas e prejuízos

Na elaboração deste artigo, contamos com a participação e apoio do parceiro da Prolazer Piscinas, o Eng. Civil Especialista em Patologia nas Obras Civis Marcelo Kieling Lafin, da Ispersul Engenharia Ltda. Segue algumas das suas considerações:

“A execução de impermeabilização em piscinas de concreto é indispensável, pois além do desperdício de água, sua passagem pela estrutura, acarreta a redução do hidróxido de cálcio do concreto, que é muito solúvel, desencadeando as condições para o início do processo de corrosão da armadura, o que é extremamente danoso para a estrutura, comprometendo sua vida útil e segurança.”

Cada tipo de piscina exige um tipo de produto impermeabilizante, vários detalhes influenciam na seleção da técnica correta como: o local desta em relação à construção, se enterrada ou suspensa por pilares e vigas de concreto, o tipo e a inclinação do solo, a quantidade de água ou umidade prevista para o ambiente, e até a utilização se interna ou externa.

O Instituto Brasileiro de Impermeabilização orienta a se prestar muita atenção no tipo de apoio da piscina (se enterrada, semienterrada, apoiada no solo ou elevada). Para realização correta e satisfatória do projeto, a profundidade e o tamanho também impactam na decisão sobre qual tipo de impermeabilização usar.

Para as piscinas de concreto suspensas existem diversos tipos de impermeabilização.  Deve ser analisado o projeto por empresa especializada para então adotar-se a solução adequada. Importante neste caso é que a impermeabilização não ceda às movimentações da estrutura, e resista às pressões sob as quais estará exposto o tanque.

Sobre isso o Eng. Marcelo Lafin relata o seguinte: “Se a piscina for enterrada, apoiada, suspensa, externa ou coberta, existem soluções adequadas para cada caso. A dimensão da piscina também é um aspecto importante na escolha da solução. Hoje, nossa empresa trabalha com membrana de poliuretano, borracha líquida, mantas asfálticas e argamassas flexíveis, dependendo de cada situação. ”

Assim que a impermeabilização for concluída, deve-se fazer o teste enchendo a piscina por 72 horas para verificar se ocorrem vazamentos ou variação no nível da água. O teste é fundamental, pois se houver qualquer falha pode ser corrigida imediatamente. Isto porque se a piscina já tiver recebido os revestimentos e acabamentos, fica muito mais caro e complexo solucionar o problema.

Os problemas mais frequentes que resultam no insucesso da impermeabilização em piscinas são:

  • Períodos de cura insuficiente;
  • Escolha inadequada de materiais ou sistemas;
  • Fissurações na superfície de aplicação;
  • Irregularidades na superfície que podem ocasionar perfuração das camadas impermeabilizantes.
  • Falta de atenção e tratamento correto aos pontos críticos como entorno das tubulações passantes na estrutura;
  • Ausência de dreno em terrenos alagados(muita água ou umidade presente na aplicação).

Quanto a garantia da impermeabilização segue o que informa o Eng Marcelo, especialista na área:  “A garantia usual, conforme o artigo 618 do código civil, e de acordo com a Norma de Desempenho NBR 15.575, é de 5 anos. Quanto a durabilidade, a vida útil de um sistema depende de uma série de fatores, principalmente do tipo de sistema adotado, pois sistemas de maior vida útil, tendem a ter um custo inicial maior, e depende das manutenções adequadas quando há algum indício de manifestação patológica.”

Sendo assim, podemos verificar que a impermeabilização é assunto sério. O sucesso da construção de uma piscina depende da correta escolha e execução da técnica adequada. A Prolazer está a disposição para lhe informar e auxiliar sobre qualquer dúvida. Também para executar a sua reforma ou construção usando os melhores produtos e pessoal especializado conte conosco. Faça contato com nossa equipe e solicite o que precisar clicando aqui, ou por telefone: 51 3076 3100.

Gostou do nosso artigo “Impermeabilização de piscinas”? Continue visitando prolazer.blog e acessando nossos materiais que você vai saber Tudo sobre piscinas!

Acesse prolazer.com.br e conheça mais sobre nossos produtos e serviços.

Artigo elaborado por Lisandra Doki, Márcio F. Martins e com a participação especial do Eng. Marcelo Lafin.


3 comentários sobre “Impermeabilização de piscinas

    1. Boa tarde Darlan, nas nossas piscinas fazemos impermeabilização em toda a altura e ainda vira para fazer em toda a borda, que normalmente tem uns 40cm aprox., conforme o projeto. Estamos te mandando um e-mail caso queira conversar com um dos nossos técnicos sobre o assunto. Obrigado por nos contatar!

      Curtir

Deixe um comentário