Lagos ornamentais e piscinas naturais

Os lagos e piscinas naturais ornamentais já são populares na Europa e têm sido uma tendência crescente no Brasil. No Rio de Janeiro e em São Paulo, há alguns anos, empresas parceiras da Prolazer têm se destacado, tornando belíssimos projetos em realidade. Na Casacor RS 2019, um lago ornamental volta a reforçar e mostrar que essa tendência está cada vez mais presente aqui no Sul também.

Capazes de agregar beleza e requinte nos espaços externos comerciais e de residências, os lagos ornamentais combinam com diversos tipos de ambientes, sejam eles de estilo mais clássico ou contemporâneo. Isso se deve ao fato de que, além de elegantes, nos aproximam ainda mais da natureza.

Se considera que piscinas naturais são aquelas com profundidade próxima de 1,5m com estruturas de alvenaria ou concreto anexadas a lagos. Já os lagos ornamentais têm aproximadamente 60cm de profundidade. Os maiores diferenciais desse tipo de projeto é que as margens são integradas ao paisagismo e a água fica cristalina de forma natural, livre de produtos químicos. O equilíbrio e qualidade da água ficam por conta de fatores naturais que permitem o desenvolvimento e sobrevivência do lago, e das espécies de peixes e plantas que nele viverão.

Quanto aos peixes, os mais usados são as carpas e, segundo nosso parceiro Ecosys, suportam uma amplitude térmica de 3 graus positivos até quase 40 graus, são resistentes à amônia e a alta salinidade.

capa-lago-guy-Ecosys

Foto: Ecosys

Uma curiosidade: você sabia que existem 16 tipos diferentes desse animal que se adequam ao ambiente de lagos ornamentais? São eles: Platinum, Tantyo, Kohaku, Sanke, Koromo, Hikarimoyomono, Asagui/Shusui, Kinguinrin, Yamabuki Hariwake, Ogon, Kawarimono, Karasugoi, Hi-Utsuri, Showa, Shiro-Utsuri e Bekko.

Claro que, além dos peixes, a beleza das piscinas naturais também se forma pelo paisagismo. Rochas especiais e plantas aquáticas também são elementos que compõem o ecossistema e contribuem para a harmonia do local.

 

SOBRE AS VANTAGENS DOS LAGOS ORNAMENTAIS E PISCINAS NATURAIS

 As vantagens de ter esse tipo de projeto são várias, sensação de tranquilidade e bem-estar, além de ar puro e conforto térmico. A criação do lago levará em consideração a área disponível para construção e a integração com o projeto paisagístico do jardim ou pátio, mas espaços pequenos também são viáveis para a construção desses recantos de natureza e paz.

Conforme mencionamos, por não ter produtos químicos, esse tipo de lago ou piscina requer cuidados especiais e específicos. Tanto na construção quanto na manutenção da água.

 

ALGUNS ITENS E PRODUTOS UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LAGO:

  • Filtro biológico / Filtro UV / Carvão ativado;
  • Acelerador biológico / Condicionador de água;
  • Impermeabilização;
  • Peixes, plantas ornamentais e rochas;
  • Iluminação.

Para cada produto existem questões a serem consideradas no momento da criação, projeto e construção. No caso dos peixes e plantas, por exemplo, existem condições a serem atendidas para o bom funcionamento do lago.

Por falarmos em peixes, é importante saber que eles influenciam, e muito, a qualidade da água por meio de processos como o metabolismo do nitrogênio e respiração. A sobrevivência das espécies é fator prioritário no cuidado dos lagos. Aspectos como matérias orgânicas, temperatura, oxigênio e nitrogênio, Ph e outros componentes são variáveis importantes e devem ser controlados pelo responsável em manter o lago.

De acordo com nosso parceiro Genesis Ecossistemas, é necessário um período de aproximadamente dois meses para que haja um equilíbrio biológico totalmente adequado. Desta forma, o controle e a manutenção são muito importantes.

A Prolazer conta com expertise e excelentes parceiros nacionais e regionais para o desenvolvimento deste e diversos outros tipos de projeto.

Não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe pra tornar seu lago ornamental realidade!

 

Artigo elaborado por Márcio F. Martins e Piensa Comunicação

Fotos: Ecosys Lagos Ornamentais e Genesis Ecossistemas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s