Proteção e equilíbrio: atenção com o pH da sua piscina

A Prolazer prioriza sempre a qualidade e a segurança em equipamentos e instalações de piscinas. Na série de artigos sobre tratamento de piscina do nosso blog você vai encontrar informações importantes sobre como manter a piscina boa para tomar banho. Nesta edição você vai conhecer um pouco mais sobre o pH da piscina e qual a sua relação com o tratamento da água.

A maioria das pessoas conhece ou já ouviu falar em pH nos tempos de escola. O “potencial de hidrogênio” é a forma de indicar se um líquido tem características de ácido ou de base. Medir o pH é um dos primeiros passos para fazer o tratamento químico da água, que é necessário para o banho de piscina saudável e seguro. É com o pH ajustado que se deve adicionar os outros produtos que limpam e clareiam a água.

A regra principal é que a água de uma piscina deve ser mantida no nível considerado ideal que é próximo a 7.2. Isso significa que o pH está equilibrado, ou seja, nem muito ácido nem muito básico. Essa medida é a compatível com o pH do olho humano que oscila em torno de 7.0, e sendo assim não vai causar nenhum desconforto ou reação prejudicial à saúde.

É para proporcionar um banho de piscina confortável e saudável então que o pH deve estar em equilíbrio. É um pré-requisito para os produtos químicos que servem para deixar a água limpa funcionem bem.

Com o pH em dia para não ter problemas

O pH desajustado pode trazer alguns incômodos para quem usa e para quem cuida da piscina. À saúde humana ele pode causar, por exemplo, irritação nos olhos, na pele e mucosas. No âmbito da manutenção pode ocorrer corrosão de componentes metálicos se á agua permanecer num nível muito baixo, causando acidez na água. Por outro lado se inadvertidamente for mantido um pH alto isso pode propiciar surgimento de incrustações e depósito de materiais, principalmente nos rejuntes ou no revestimento cerâmico da piscina. Além disso sem o equilibrio no pH a água pode ficar com aspecto turvo ou leitoso.

Sinais de que o pH da piscina não está sendo controlado são justamente peças de metal corroídas, incrustações ou dificuldades para deixar a água límpida.

Como controlar o pH

Por tudo isso é tão necessário fazer medições frequentes de pH, além, é claro, de isso ser exigido por lei com foco principalmente nas piscinas de uso coletivo. O controle deve ser feito usando os kit de testes ou as fitas de testes, que são vendidos nas lojas de produtos de piscinas. Após as medições deve ser feita a correção do nível do pH da água usando o redutor de pH ou elevador de pH nas dosagens indicadas nos rótulos dos produtos. No site da Prolazer você pode também fazer download dos manuais de instrução dos produtos que informam as dosagens corretas neste link.

Segundo a indicação do parceiro da Prolazer, o químico Luciano Blumm da Dr. Piscina, em piscinas residenciais o pH deve ser medido pelo menos três vezes por semana. Em piscinas coletivas a medição deve ser diária ou até de hora em hora em alguns casos de clubes e academias mais movimentados. Nas piscinas coletivas é importante ainda que seja atendida a legislação local. No município de Porto Alegre (RS), por exemplo, existe a necessidade de um químico como responsável técnico que ateste a condição do banho da piscina, conforme exigência da Secretaria Municipal de Saúde.

Então lembre-se que medir e ajustar regularmente o pH encaminha o tratamento químico adequado da piscina. Não esquecendo a importância vital do nível de cloro na água, o que é tema para outro artigo.

Acesse prolazer.com.br e saiba mais sobre manutenção das piscinas e produtos disponíveis.

Este artigo foi desenvolvido numa colaboração com Márcio F. Martins e Fagner Silveira da equipe da Prolazer Piscinas com participação do químico Luciano Blumm da Dr. Piscinas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s