Cloro na piscina e alternativas para tratamento da água

cloro e sistemas

A Prolazer prioriza sempre a qualidade e a segurança em equipamentos e instalações de piscinas. Na série de artigos sobre tratamento de piscina do nosso blog você vai encontrar informações importantes sobre como manter a piscina boa para tomar banho. Nesta edição explicamos mais sobre o tratamento obrigatório com cloro e sistemas alternativos.

Água tratada é sinônimo de água saudável e segura para os usuários. Para que isso ocorra, o uso de cloro é indispensável, pois além de ser um poderoso agente desinfetante e oxidante, é o único que mantém um residual ativo, capaz de agir na água mesmo com os equipamentos de filtragem desligados. Muito eficaz no combate aos micro-organismos de naturezas diversas que ali surgem é de uso obrigatório por lei em todo o Brasil. Entretanto, é possível reduzir a sua quantidade e frequência de uso, tanto em piscinas familiares quanto coletivas. Sistemas alternativos e modernos como ozônio, luz ultravioleta, podem ser utilizados em tratamento paralelo e ajudam a eliminar as cloraminas (resíduo do cloro) e ainda protegem a pele e as roupas de banho. Diminuição no uso do cloro tem como vantagem também evitar problemas específicos para pessoas que tenham irritação/alergias na pele, ou rinite e sinusite.

Primeiramente, é fundamental destacar a importância de se utilizar um cloro com procedência confiável e na quantidade correta para torná-lo menos prejudicial à saúde. Inclusive, a NBR 10339 exige que piscinas coletivas tenham um meio de dosagem de desinfetante que mantenha o residual ativo sempre dentro dos parâmetros indicados. A bomba dosadora Seko é um produto que atende tais exigências com precisão. Trata-se de um equipamento de pequeno porte que bombeia uma solução de produto químico de dentro de um recipiente diretamente para a tubulação de retorno de água filtrada da piscina.

bomba dosadora - invikta
Bomba dosadora de solução de cloro para piscinas

Outro sistema muito interessante, tradicional e amplamente utilizado no Brasil e Estados Unidos, é o gerador de cloro. Este equipamento produz o cloro na própria piscina através da adição de sal comum (NaCl) na água. Funciona da seguinte forma: adiciona-se uma quantidade de sal uma vez por ano diretamente na água da piscina, e o gerador de cloro quebra essas moléculas de sal com eletrólise transformado em cloro de piscina. O sal é muito mais barato que o cloro, e precisa ser reposto muito poucas vezes dentro desse período de um ano. O controle de cloro é feito normalmente com o kit de testes e no aparelho pode ser aumentada ou diminuída o nível de geração de cloro na água.

gerador de cloro - intellichlor
Gerador de cloro a partir de sal, modelo IntelliChlor

Conforme citado no início do texto, dois dos melhores sistemas alternativos são UVC Pool Clean (luz ultravioleta) e o Panozon (gerador de ozônio). Com o UVC a poderosa luz germicida ultravioleta C combate e elimina vírus, bactérias, fungos, protozoários com uma eficiência de até 99.9%. A ação germicida ocorre após a água da piscina passar pelo filtro quando passa dentro do tubo com a lâmpada eliminando os germes que estejam presentes na água. Já o ozônio (O3) é um gás, conhecido como oxigênio ativo, também é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida (destrói esses microrganismos até 3.120 vezes mais rápido que o cloro). É reconhecido como o mais seguro e eficaz método de tratamento de água do mundo, com aplicações em indústrias, piscinas, águas municipais, medicina e odontologia há décadas em diversos países. Em sistemas de filtragem de piscina o gerador de ozônio conectado por uma mangueira mistura o ozônio na água logo após passar pelo filtro. Em ambos os casos o filtro deve ser mantido ligado durante as 6 ou 8 horas por dia, conforme a norma brasileira, o que garante a ação desses purificantes. Com a a bomba da filtragem desligada não está ocorrendo a descontaminação da água.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a importante ação do cloro na piscina, e os sistemas alternativos de purificação da água, é só escolher o sistema que mais lhe agrada e aproveitar o banho de piscinas com a família. Faça download dos catálogos explicativos e detalhados de cada produto nos links abaixo . Consulte a Prolazer e poderemos enviar um orçamento da venda e instalação dos produtos.

Gostou do nosso artigo Cloro na piscina e alternativas para tratamento da água? Continue visitando prolazer.blog e acessando nossos materiais que você vai saber Tudo sobre piscinas! 

Acesse prolazer.com.br e conheça mais sobre manutenção das piscinas e produtos disponíveis.

Por Estefânia Martins, Fagner Siveira e Márcio F. Martins


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s