Piscinas e espelhos d’água do Parador 2447 da Maiojama

Espelho d'água
Espelho d’água central do Parador 2447

A equipe da Prolazer está muito orgulhosa em fazer parte desse projeto. Estamos entregando os equipamentos e executando as instalações das piscinas e espelhos d’água que complementam o belo e inovador empreendimento. A previsão de finalização e entrega das obras é para Maio de 2018. A piscina adulto e infantil é aquecida, com iluminação de leds, conta com todos os itens de segurança e acessibilidade exigidos pela legislação. Os três espelhos d’água tem diferentes formatos, tamanhos e atributos como borda infinita, jatos de chafariz e iluminação.

O condomínio de apartamentos busca proporcionar para cada morador o astral como se estivessem em uma casa. Esse é o Parador 2447, o primeiro projeto da nossa grande parceira Maiojama na zona sul de Porto Alegre, à beira do Rio Guaíba. Tudo foi planejado para que cada detalhe valorize, com respeito ao meio ambiente, o estilo ímpar de vida na zona sul. Piscina com aquecimento solar, madeiras certificadas, área de preservação permanente, telhados verdes, irrigação com água da chuva são algumas das características de sustentabilidade do empreendimento. Para entender mais sobre o conceito do Parador 2447, entrevistamos a arquiteta Fernanda Bruch, do escritório José de Barros Lima Arquitetura:

P: Podes nos relatar as características do projeto arquitetônico do Parador 2447 como um todo?

R: O projeto arquitetônico privilegiou a qualidade dos espaços. Localizou 10 torres baixas (torretas) no centro de um terreno de 17 mil m², criando refúgios e ambientes refinados ao seu redor. Tanto os espaços quanto as torretas estão conectados com a natureza, que é a grande protagonista. O projeto foi pensado em harmonia com as árvores já existentes, a área de preservação e o lago Guaíba.

P: Quais as principais ideias do conceito do empreendimento, as inspirações, os diferenciais ou os pontos que gostaria de destacar do projeto?

R: Destaco alguns pontos fundamentais: unidades privativas com diferentes tamanhos, muitos espaços condominiais e a integração com a natureza. Além disso, foi inspirado na arquitetura contemporânea uruguaia.

Piscina aquecida
Piscina aquecida

P: Dentro de um empreendimento tão grandioso como esse, qual o papel das piscinas e espelhos d’água?

R: As piscinas e espelhos d’água destacam este elemento no projeto (natureza), trazendo para os espaços de lazer, ajudando na conexão com a natureza.

(* A piscina externa é aquecida tem 174m² e só espelho d’água central tem mais de 450m² e terá 59 leds de iluminação subaquática).

Espelhos d'água
Espelho d’água com jatos de chafariz e espelho d’água central.

P: E sobre a necessidade de um projeto técnico específico nas piscinas?

R: Considerando o tamanho (extensão), a complexidade, o local e a questão da automação, foi necessário um projeto específico e muito bem pensado para que fique tudo perfeito.

(* O projeto técnico desenvolvido pela Prolazer garante ainda que sejam atendidas todas as normas de segurança da legislação vigente, também quanto à acessibilidade)

P: Como foi pensada a criação dos espelhos d’água (tamanho, design, iluminação) é totalmente decisão e escolha do paisagismo? De que forma a arquitetura participa da concepção desta parte do projeto?

R: Foi um trabalho em equipe, em que todos contribuíram. A arquitetura projetou e escolheu o local de acordo com o conceito geral. O paisagismo tratou e desenvolveu o conceito de acordo com seu projeto. A equipe de iluminação completou o conceito. (* O projeto de paisagismo é da Creare Paisagismo/Bibiana Mussnich, também excelentes parceiros da Prolazer.)

P: Como é a aceitação / procura das piscinas (e espelhos d’água) com borda infinita em relação às tradicionais?

R: As piscinas com borda infinita sempre causam um impacto no público, principalmente porque permitem uma conexão melhor com o ambiente como um todo, visto que o usuário consegue perceber melhor o ambiente onde se encontra e tudo que há ao seu redor.

 

Texto/Entrevista: Estefânia Martins / Márcio F. Martins

Imagens: Site Maiojama

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s