Como fazer a decantação e recuperar a água da piscina

decantação facebookA Prolazer prioriza sempre qualidade e segurança nas suas obras e instalações de piscinas. Nesta série de artigos sobre tratamento de água no prolazer.blog você vai conhecer mais sobre como manter a água e ter sempre a piscina boa para tomar banho. Nesta edição explicaremos os detalhes sobre o procedimento da decantação e como recuperar a água da sua piscina, mesmo que esteja parecendo um pântano.

À primeira vista, um dos maiores indícios de que a água de uma piscina está saudável é a sua tonalidade e aspecto visual. Ou seja, quanto mais clara e transparente, melhor ela deve estar. Mesmo assim, a boa aparência pode esconder micro-organismos que podem causar problemas de saúde. Entretanto, quando ela está verde ou turva, isto sim é indício real de que há algo errado e que está mais do que na hora de entrar em ação para salvá-la.

Água turva indica que há matéria em suspensão, enquanto a coloração verde, em geral, é sinal de existência de algas que encontraram um meio favorável, como luz, calor e falta de tratamento, para se proliferarem rapidamente. Alguns fatores incentivam a turbidez e a mudança de coloração, como um sistema ineficaz de recirculação e filtragem ou mesmo o pouco tempo de filtro ligado por dia. Lembrando que a indicação da norma e dos fabricantes é que a piscina fique filtrando pelo menos durante seis horas por dia. Acúmulo de sujeira nas paredes e no fundo da piscina igualmente é muito prejudicial, assim como falta de tratamento químico ou ineficácia deste. Uma coisa é certa… ficando alguns poucos dias sem colocar cloro nem filtrar a água vai ficar mais escura e precisando ser recuperada.

A coloração pode não ser o parâmetro exato para definir quais ameaças estão presentes na água, tanto que uma água clara e transparente pode estar sim contaminada. Porém, uma piscina cheia de matérias orgânicas em suspensão, e consequentemente turva, torna-se um meio favorável à proliferação de micro-organismos, inclusive alguns nocivos à saúde humana. Fora isso, o aspecto desagradável acaba afastando banhistas, ao mesmo tempo em que a falta de visibilidade do fundo torna perigosa a prática de natação.

Recuperando a água da piscina

Sabendo disso tudo, é hora de recuperar a água da piscina. O primeiro passo é sempre usar o kit teste, conferir e ajustar o pH da água. Faça também uma super cloração adicionando uma dosagem mais alta de cloro que a habitual, que pode ser inclusive o dobro, e certifique-se de que o nível esteja no mínimo em 2 ppm.

Após, entra-se no processo de decantação, iniciando então com a escovação de toda a piscina para que a sujeira se solte das paredes e do fundo. Feito isso, existem mais de um produto que podem ser usados fazer a decantação como o Maxfloc, Algicida de Choque, Ultra Clear, entre outros, cada um com a sua dosagem*, que varia conforme o volume da piscina (consulte o manual de instruções dos produtos neste link, na página 15 com as dosagens exatas). Depois de adicionar o produto, basta fazer uma recirculação da água por 30 minutos para misturar bem. Em seguida desliga-se todos os equipamentos, deixando em repouso por doze horas. No dia seguinte a sujeira já estará toda no fundo da piscina e deve ser feita aspiração na posição drenar, para jogar todo esse lodo acumulado no fundo que estava em suspensão na água.

Havendo grande quantidade de folhas dentro da piscina, a aspiração pode ter que ser interrompida algumas vezes para a limpeza do pré-filtro da bomba, se essa perder a força na sucção. A aspiração deve ser feita sem movimentos bruscos para que não levante, ao invés de ser aspirada, a sujeira que está no fundo. Após a aspiração, novamente fazer o teste de cloro, e uma nova dosagem se necessário para manter o nível alto neste período da limpeza intensiva. Estando a água muito turva, normalmente é necessário fazer mais uma etapa de aspiração. Também deve ser observado o seguinte: quando é feita a aspiração drenando a piscina esvazia aos poucos. Se a água chegar no nível do bocal de aspiração na parede, deve ser interrompida a aspiração e feita a reposição da água, enchendo a piscina cuidadosamente para que não misture a sujeira que ainda está no fundo. Esta sujeira será aspirada na nova etapa de aspiração assim que a piscina estiver cheia de água novamente.

Mais algumas dicas úteis na decantação:

  • Fazendo corretamente o procedimento de decantar e aspirar drenando, nunca será necessário esvaziar a piscina e jogar toda a água fora por motivo de limpeza;
  • Mantenha o cloro em níveis altos, 3ppm é indicado para realizar o processo de decantação;
  • Não indicamos o uso sulfato de alumínio, pois é um processo já obsoleto e baixa o nível do pH da piscina;
  • Misture os produtos (separadamente) com água em um balde e depois espalhe pela piscina, pois com isso se obtêm uma melhor homogeneização, o que acelera o processo.

Depois da decantação, trate sua piscina com cloro granulado e faça a filtragem normalmente. Se tiver alguma dúvida clique aqui e faça as suas perguntas! Nossa equipe terá o maior prazer em responder prontamente e auxiliar.

Se gostou do nosso artigo Como fazer a decantação e recuperar a água da piscina”, continue visitando prolazer.blog e acessando nossos materiais, você vai saber Tudo sobre piscinas! 

Acesse prolazer.com.br e saiba mais sobre manutenção das piscinas e produtos disponíveis.

Por Estefânia Martins e Márcio F. Martins.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s