Equipamentos fundamentais e obrigatórios em uma piscina

Quando a pessoa vê uma piscina instalada, pronta para o uso, muitas vezes não imagina que existem diversos itens fundamentais e obrigatórios para torná-la não somente apta, mas principalmente segura.

Existem várias normas da ABNT que regem o projeto e a instalação de piscinas e determinam o que precisa e o que pode ter. De modo geral, são imprescindíveis o sistema de recirculação e filtragem para tratamento da água, composto por bomba, filtro, tubulações e dispositivos de retorno e sucção, além do quadro de comando elétrico. Tudo de acordo com a normas brasileiras NBR 10339 e NBR 5410. Dependendo do tipo e finalidade da piscina e do município onde será instalada, há regras específicas. Por exemplo: piscinas coletivas em Porto Alegre precisam ter, entre outros, botão de emergência e tampa anti-aprisionamento.

A motobomba hidráulica é considerada o “coração” do sistema para se ter uma água saudável. Ela bombeia a água da piscina pra dentro do filtro de areia, que tem a função de purificar essa água. O sistema de filtragem é obrigatório em todo e qualquer tipo de projeto, pois é o responsável por retirar partículas sólidas que estejam em suspensão na piscina, mantendo assim o bom aspecto e a saúde da água. A bomba, o filtro, as tubulações e dispositivos devem ser escolhidos de acordo com o volume de água da piscina, a variação de profundidade e a classificação da mesma (se residencial ou pública, por exemplo). Quando já instalados e em funcionamento, é importante que seja vistoriado regularmente o estado de conservação desses equipamentos. A pressão no manômetro se estiver alta, possivelmente é preciso lavar o filtro. Também deve se inspecionar sempre se há algum vazamento aparente nas tampas, uniões ou registros pingando.

Dispositivos e os erros mais comuns

Em relação aos dispositivos de sucção e retorno, existem o ralo de fundo, coadeira, bocal de retorno e bocal de aspiração. Ao mesmo tempo em que são fundamentais, podem ser potencialmente perigosos, principalmente em piscinas muito grandes e se houver erros no dimensionamento dos dispositivos ou na escolha de tubulações. As falhas mais comuns de projeto são bitolas de canos inadequadas (muito pequena para bombas muito potentes, por exemplo) e também na quantidade e localização incorreta dos dispositivos no tanque da piscina. Assim, para evitar acidentes tudo deve ser cuidadosamente projetado e executado de acordo com a NBR 10339, ainda mais se tiver crianças que vão usar a piscina em casa, no condomínio ou clube. Neste caso, uma sugestão importante é criar uma área isolada pra piscina, normalmente com uma cerca fixa ou removível, evitando assim que os pequenos cheguem perto sem acompanhantes responsáveis. Isolar a área da piscina inclusive também já é obrigatório em projetos públicos ou semipúblicos no município de Porto Alegre/RS.

Outra questão que surge é quanto à vida útil das tubulações. Na teoria as de PVC classe 15 utilizadas normalmente possuem vida útil de 50 anos, principalmente se não expostas ao sol o que pode causar danos em poucos meses. Porém, é preciso também ter cuidado para que os tubos juntamente com as conexões e válvulas não fiquem sujeitos a pressões acima do normal em instalações mal feitas. Além disso, devem ser devidamente dispostas e fixadas ao longo do percurso entre piscina e casa de máquina.

Lembre-se sempre e saiba que a Prolazer possui profissionais especializados e com experiência necessária para desenvolver e executar projetos de piscinas seguras e que atendem as leis e normas. Isso garante também uma maior vida útil para a sua piscina e bom uso para o seu dinheiro investido na obra.

Por: Estefânia Martins, em colaboração com Márcio F. Martins e Fagner Silveira da equipe da Prolazer Piscinas.

 

Na série de artigos sobre construção e reforma de piscinas de concreto você vai encontrar dicas essenciais e conhecer melhor as principais etapas da obra.

As piscinas de concreto são uma das maiores especialidades da Prolazer e compartilharemos o conhecimento que adquirimos nas nossas décadas de atuação. Contaremos também com a participação de grandes parceiros nossos especialistas em cada área abordada.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s