Piscina com aquecimento solar e a opção de sistema híbrido.

 

Piscina aquecida é tudo de bom, e poder aproveitar a sua piscina em todos os meses do ano é melhor ainda.

O tema do nosso artigo hoje é o sistema de aquecimento solar para piscinas. É considerado um sistema sustentável, econômico e eficaz. Aumenta efetivamente o  conforto e também o período de utilização da piscina. Com a água quentinha os banhistas aproveitam a piscina em mais horários do dia, como de manhã cedo e à noite, e também em meses mais frios do ano.

Aquecimento solar:

É meio mais econômico disponível no mercado para aquecer água de piscina. A receita de sucesso para que funcione bem e com o resultado esperado passa pelos seguintes requisitos:

  • Ter área disponível para montagem das baterias de coletores solares, geralmente num telhado da casa ou do condomínio;
  • A posição ideal é a que fica voltada para o norte, telhados voltados para o sul não são indicados. Sendo leste ou oeste deve se aumentar a quantidade de coletores;
  • Executar uma boa instalação com o correto dimensionamento de tubulações, coletores e demais componentes do sistema, ou seja: um projeto bem desenvolvido e instalado por uma equipe/empresa qualificada, como a Prolazer Piscinas.

Uma das principais dificuldades que enfrentam os interessados em aquecimento solar para piscina nas cidades é a falta de espaço adequado para instalação dos coletores. Muitas vezes não há área suficiente ou o local é parcialmente sombreado por obstáculos, como prédios vizinhos. Outras vezes ainda o telhado não tem a melhor orientação solar, que seria a voltada para o norte.

Aqui no sul do Brasil ainda temos a questão de o inverno ser mais rigoroso, com muitos dias de temperaturas bem baixas, chuvas e tempo nublado. Só o aquecimento solar muitas vezes não vai alcançar a temperatura desejada nos dias ou meses de frio extremo.

Piscina térmica do Vitra Jardim Europa, da Goldsztein em Porto Alergre/RS
Piscina térmica do Vitra Jardim Europa, da Goldsztein em Porto Alergre/RS

Sistema híbrido para aquecimento de piscinas

Uma ótima opção oferecida pela Prolazer é o sistema de aquecimento híbrido para piscinas, que é o sistema que tem outro aquecedor como apoio, geralmente a gás, para os meses mais frios ou sempre que se precisar de mais desempenho.

O conceito desse sistema inovador e já consolidado é baseado num controlador eletrônico de temperatura que aciona uma válvula elétrica. Desta forma o fluxo de água é direcionado para o aquecedor principal ou para o de apoio, dependendo da temperatura. Sempre que o aquecimento principal não apresentar o desempenho necessário, automaticamente o fluxo d´água é direcionado para o aquecedor auxiliar. Isso garante a água quente de forma rápida e eficiente, mas também com um pouco mais de despesa no consumo de energia.

O sistema de aquecimento híbrido também funciona bem quando instalado com bombas de calor, que no sul do Brasil geralmente são desligadas nos meses de inverno. O sistema pode ser instalado em todos os tipos de piscinas que tenham esperas para aquecimento e que já tenham aquecedores instalados mas que precisem de mais rendimento para uso no inverno ou que busquem mais economia no verão. É altamente indicado para piscinas de condomínios, clubes, hotéis e academias de natação, tanto externas quanto cobertas (térmicas), essas sim que tem uso o anos todo. Isso porque com este formato se obtém economia sempre que possível, mas também a melhor performance quando necessário.

 

Ficou interessado e quer conhecer mais ou saber preços de equipamentos e serviços? Faça uma consulta conosco, clicando aqui, ou pelo telefone: 51 3076 3100, e tire suas dúvidas ou faça suas solicitações. Tenha certeza de estar sendo atendido por especialistas para lhe orientar neste assunto.

Gostou do artigo “Piscina com aquecimento solar e a opção de sistema híbrido”? Continue visitando prolazer.blog e acessando nossos materiais que você vai saber tudo sobre piscinas! 

Acesse prolazer.com.br e conheça mais sobre os produtos aquecimento de piscina.

Artigo elaborado por Márcio F. Martins e  Lisandra Doki

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s