Revestimento de borda em piscinas

A borda da piscina é um elemento de grande relevância na construção e acabamento de uma piscina. O ideal é que já conste e seja especificada no projeto arquitetônico, e atenda as exigências que vão garantir conforto e segurança dos banhistas. Uma questão básica é que o revestimento deverá estar em harmonia com o conceito paisagístico e o projeto da piscina.

Existem no mercado brasileiro materiais produzidos especificamente para bordas de piscinas, com propriedades atérmicas de forma que mesmo expostos ao sol mantém-se em temperatura confortável ao toque, e antiderrapante mesmo em contato constante com a água. Apresentam boa resistência ao sol, chuva e variações atmosféricas, com beiral trabalhado de forma a evitar as quinas e cantos “vivos”.

IMG_20170517_100227624_HDR

Algumas das opções mais indicadas e utilizadas são: os

  • Pisos cimentícios
  • Pastilhas porcelanizadas antiderrapantes
  • Travertinos naturais
  • Decks em madeira de lei ou com beneficiamento químico

A seguir fazemos uma breve análise das características e vantagens de cada uma dessas opções e os fornecedores que são os nossos parceiros de trabalho.

O Piso Artesanal Cimentício Senhor das Pedras é um exemplo de grande resistência e durabilidade. Concebido e produzido para uso em piscinas apresenta opções de cores diversas, diferentes tipos de acabamento para o beiral. Destacamos a Borda Degrau que não possui saliência e a Borda Peito de Pomba que possui uma saliência boleada. Deve ser assentado e rejuntado com materiais específicos para evitar o descolamento e reações causadoras de manchas. É altamente indicada a aplicação de produto impermeabilizante (óleo fugante) após o assentamento e antes da liberação ao tráfego. Esta medida facilita bastante a limpeza do piso e protege contra manchas.

A pastilha antiderrapante porcelanizada Atlas é uma novidade que vem para agregar beleza e segurança aos espaços da piscina. Ideais para piscinas, deck molhados, virada de borda e áreas rasas (como piscinas infantis), diminuem o risco de acidentes por queda. Disponível em diversas opções de cores. Devem ser assentadas e rejuntadas com material específico para evitar descolamento e eflorescência. Clientes da Prolazer com piscinas coletivas como o Porto Alegre Country Club, diversos condomínios e construtoras já estão usando essa novidade. Antes desse produto se evitava usar pastilhas cerâmicas em bordas de piscina por escorregarem muito quando molhadas.

As bordas para piscinas em Travertino fazemos com a nossa parceira Palimanan que produz com opções variadas acabamento. O Travertino possui boa durabilidade e excelente desempenho estético tanto em piscinas internas quanto em meio ao jardim, sua superfície é muito suave ao toque. Deve ser assentado e rejuntado com argamassas especiais para evitar trincas nas juntas e descolamento das placas.

Os já consagrados decks em madeira são uma opção muito utilizada em casos de piscinas sobre lajes, como em terraços e coberturas. Os decks geralmente avançam até a piscina tendo seu beiral trabalhado como acabamento de borda. Os mais utilizados são a Itaúba, o Ipê, o Cedro e a Grapia. Indica-se aplicação de impregnantes (tipo Stain ou mesmo tinta) antes da liberação ao tráfego e reaplicações periódicas para proteção da madeira.

Todas as opções apresentadas possuem as características necessárias para a utilização em bordas de piscinas com resultados positivos. É muito importante que todo o processo de aquisição, transporte e aplicação desses materiais seja acompanhado e executado por empresa especializada, garantindo assim a qualidade no produto final da obra e o bom desempenho a médio e longo prazo.

Prolazer está a disposição para informar e auxiliar sobre qualquer dúvida. Também para executar a sua reforma ou construção usando os melhores produtos e pessoal especializado conte conosco. Faça contato com nossa equipe e solicite o que precisar clicando aqui, ou por telefone: 51 3076 3100.

Gostou do nosso artigo “Revestimento de bordas de piscinas”? Continue visitando prolazer.blog e acessando nossos materiais que você vai saber Tudo sobre piscinas!

Acesse prolazer.com.br e conheça mais sobre nossos produtos e serviços.

Artigo elaborado por Sônia Rios e Márcio F. Martins

Fotos: Arquivos Prolazer, Senhor das Pedras, Cerâmica Atlas e Rocha Bruta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s