Sauna e seus benefícios

A sauna além de trazer uma melhor qualidade de vida, é também uma atividade extremamente relaxante e prazerosa. Banhos de sauna podem proporcionar ao seu dia a dia saúde, bem estar e lazer. Os dois tipos de sauna são:

  • sauna seca que é feita com a instalação de um forno em um comodo totalmente revestido do madeira;
  • sauna a vapor (úmida), que usualmente é construída em um ambiente com revestimento cerâmico e aquecida com um gerador de vapor.

Segundo pesquisas o hábito de fazer sauna surgiu a cerca de nove mil anos atrás, ou seja, desde a pré-história. Inicialmente era utilizada para fins curativos, medicinais e até espirituais. As saunas eram construídas ao pé de um morro ou montanha dando origem ao que hoje conhecemos como sauna seca. Consideravam um lugar sagrado onde se purificava o corpo e o espírito.

A sauna seca também é conhecida como Sauna Finlandesa. Originalmente o banho clássico de sauna seca é feito com temperaturas de 85ºC e umidade mínima, de até 20%. Mediante a sudação há a liberação de toxinas e da tensão muscular, e também ativação da circulação. Algumas vezes podem ser usados aromas de eucalipto ou mentol para efeito revitalizante e para liberar as vias aéreas.  Lembramos que é indispensável uma consulta prévia com seu médico, que deverá atestar sua condição de saúde para prática do banho de sauna.

A sauna a vapor ou úmida vai surgir depois já na Grécia Antiga. As técnicas para esse tipo de banho de sauna foram mais bem desenvolvidas pelos turcos, inclusive com formato do cômodo com teto côncavo, a fim de evitar gotejamento pela condensação da água. A sauna a vapor também é conhecida como Banho Turco, nela o calor úmido do vapor garante um aquecimento rápido e ativando a circulação no corpo. A temperatura indicada da sauna a vapor é entre 40 ° C e 55 °C. A umidade é de cerca de 80-100%. Esta reação do corpo ao calor úmido em um banho de vapor alivia dores reumáticas, artrite, dores musculares. O vapor gerado pela sauna facilita a eliminação de secreções do nariz e dos brônquios, aliviando problemas respiratórios como asma e bronquite.

Atualmente os cômodos de saunas são projetados e construídos com grande desenvolvimento técnico. Os novos equipamentos garantem a manutenção automática da temperatura escolhida pelo usuário, além de conforto e principalmente segurança. Tudo deve atender as normas, e as práticas de segurança são expressas nos manuais dos fabricantes e também impressos nos próprios equipamentos.

Um aviso importante é que o banho de sauna não deve durar períodos prolongados. Alternar o calor da sauna com um banho frio é recomendável aos usuários.  Por isso normalmente é previsto nas instalações de um ambiente de sauna uma ducha do lado de fora do cômodo.

As saunas secas e úmidas são muito utilizadas no Rio Grande do Sul em residências e também em hotéis, clubes e condomínios. A utilização de sauna é uma excelente opção de lazer e bem estar saudável, muitas vezes é uma tradição e um costume herdado da família. A sauna pode ser construída em um cômodo já existente da casa, com algumas transformações. A Prolazer já projetou, construiu e instalou inúmeras saunas em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul.

Para a instalação de uma sauna em sua residência, hotel, academia, o primeiro passo é solicitar a orientação de uma empresa especializada, como a Prolazer Piscinas. Fundamental também um arquiteto elaborar o projeto, no qual estarão as especificações para construção do cômodo, isolamento térmico, dimensionamento do equipamento, previsão de pontos de eletricidade e água, e revestimentos adequados para cada tipo de sauna.

A Prolazer hoje conta com excelentes fornecedores e equipe técnica qualificada para oferecer segurança na construção da sua sauna, além do alto padrão de qualidade identificado com a nossa marca. Sempre a disposição para atender e sanar quaisquer dúvidas. Clicando aqui você pode fazer contato com a nossa equipe.

Confira abaixo links com algumas das nossas fontes usadas neste artigo, caso se interesse por uma pesquisa mais aprofundada:

http://www.sodramar.com.br/Categoria.asp?catCodigo=4&acao=Categorias
https://www.medicalnewstoday.com/articles/313109.php
https://www.badeparadies.de/
https://gq.globo.com/Corpo/noticia/2013/01/conheca-os-beneficios-de-fazer-sauna.html
http://gnu.com.br/wp-content/uploads/2015/03/NQS-017-Uso-da-Sauna.pdf
http://www.gngaucho.com.br/regulamentos/Regula_Termico.pdf

Texto elaborado por Sonia Rios, Fagner Silveira e Márcio F. Martins

Imagens: Arquivo Prolazer Piscinas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s