A bomba de calor para aquecimento de piscinas – como funciona e seus benefícios

Já faz algum tempo que notamos o interesse de alguns clientes em aquecer suas piscinas. Porém, quando recebem a informação de que a bomba de calor funciona com energia elétrica, parecem ter a impressão de que gasta muito (energia e dinheiro)!

O que ocorre, na verdade, é que o processo de aquecimento da água dentro de uma bomba de calor é muito diferente do processo nos aquecedores com resistência elétrica, utilizados em banheiras e spas. A bomba de calor não trabalha com resistência elétrica para o aquecimento d’agua e sim com outro processo muito mais econômico que explicaremos a seguir.

Podemos dizer, resumidamente, que a bomba de calor utiliza energia elétrica para empurrar um fluído refrigerante em um condensador, onde a alta pressão, por volta de 250 PSI, irá aquecer a aproximadamente 70°C. Ao longo deste percurso, ocorre a troca de calor do fluído com a água da piscina (com a vantagem de não haver contato entre água e componentes elétricos). Depois disso, há uma rápida expansão do fluído e consequente resfriamento, recomeçando o ciclo. Neste processo a relação potência/consumo é de aproximadamente 5/1, gerando economia em torno de 80% em relação a sistemas de aquecimento por resistências elétricas e de 50% em relação aos aquecedores a gás.

O aquecimento, nesse processo, é gradual e a diferença de temperatura da água na entrada e na saída é cerca de 2°C. As instalações hidráulicas do sistema são feitas em PVC CL15 (tubo marrom para água fria), devendo ser observadas as condições de vazão mínima e máxima no equipamento e de pressão e velocidade em cada trecho do sistema.

O isolamento térmico na tubulação é indicado em alguns casos onde houver grande distância horizontal entre piscina e a bomba. O desnível entre o equipamento e o nível da água também deve ser considerado. Toda a instalação deve estar em conformidade com as normas técnicas da ABNT e a Prolazer desenvolve projetos para essas instalações, onde todos os aspectos são observados e atendidos.

Considerando o clima do Rio Grande do Sul, a bomba de calor é a solução mais indicada para piscinas externas. E, também, como aquecedor principal em um sistema híbrido para piscinas térmicas (ambiente fechado), sempre que não houver boa situação para coletores solares, pois é uma tecnologia bastante econômica, possui autonomia de funcionamento e é projetada especialmente para piscinas, trazendo todas as especificidades necessárias para operar com segurança e baixo índice de manutenção.

Quando se pensa em aquecimento para uma piscina, esteja ela por instalar ou já instalada, é preciso antes de tudo descobrir também qual é o sistema de aquecimento ideal. E a Prolazer pode te ajudar em tudo isso!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s