Segurança de piscinas

seguranca_piscina_1200x628_2

Ter acesso a uma piscina, seja ela em casa, no condomínio ou em clubes, é sensacional. Em dias quentes, nada como poder se refrescar na água. Porém, além da beleza e da limpeza das piscinas, há um item que é muito mais importante: a segurança.

Ter uma piscina segura requer certos cuidados e muita atenção. Por isso, é importante explicarmos alguns aspectos essenciais (obrigatórios!) quando o assunto é piscina. As coletivas (condomínios, academias, clubes), por exemplo, têm mais exigências de segurança – e também mais fiscalização -, mas é interessante que os itens de segurança estejam presentes em residências também.

Na legislação municipal de Porto Alegre/RS, alguns itens de segurança são necessários. São eles:

  • Ralos anti-aprisionamento: em cada piscina, é obrigatória a existência de dois ou mais ralos com tampas anti-aprisionamento que estejam a, no mínimo, 1,5m de distância um do outro. Esses equipamentos servem para evitar, principalmente, afogamentos que são causados pela sucção da bomba, quando cabelos ou até mesmo o corpo é sugado pela atração do ralo. Esse item de segurança pode ser adquirido na Prolazer, clicando aqui.

 

  • Cerca/gradil: proteger a área da piscina é muito importante, principalmente quando há crianças frequentando o local. A cerca (ou gradil) serve para que o ambiente da piscina fique separado do restante da casa ou clube, evitando que os pequenos consigam acessar o local sozinhos, protegendo de afogamentos, por exemplo.

 

  • Botoeira de segurança: é, basicamente, um botão de pânico. Serve para desligamento da bomba (que realiza sucção) em caso de banhista em apuros, e deve sempre estar em local visível e de fácil acesso ao lado da piscina. Essa botoeira também pode ser encontrada na loja online da Prolazer, para sua maior comodidade. Nosso setor de atendimento também pode informar os requisitos para a instalação. Solicite aqui.

 

  • Escada de acessibilidade: os degraus de acesso à piscina devem ter corrimãos nas laterais. Além disso, a escada deve possibilitar que idosos, obesos e cadeirantes possam acessas a piscina sem dificuldades.

É claro que existem diversas legislações, de acordo com cada município (e também cada país). Por isso, reforçamos a importância de fazer sua piscina nova (ou reforma) com uma empresa especializada e experiente, pois isso garantirá que sejam atendidos os itens de segurança mínimos.

O interessante e o importante, claro, é sempre estarmos atentos ao objetivo final: a segurança das pessoas. Na Prolazer, todos os projetos são pensados e elaborados com a máximo segurança, a fim de prevenir acidentes e, também, multas por descumprimento das obrigatoriedades.

Tem dúvidas sobre o assunto? Quer pensar de maneira efetiva na sua piscina? Entre em contato conosco!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s