Limpeza e cuidados com as piscinas

Ter uma piscina é ótimo? Claro que é. Além de ser uma ótima pedida para o verão, contribui para o paisagismo de casas e condomínios e valoriza os imóveis.

Junto com as vantagens e o prazer de ter uma piscina, vêm também algumas responsabilidades, entre elas a segurança (clique aqui para ler sobre isso) e a limpeza. É preciso estar bem atento tanto com a qualidade e saúde da água, quanto com a higienização da própria piscina (bordas, degraus, fundo etc).

arquiteta paisagista Susana Nedel (5)

Mas, você sabe o que suja uma piscina? Além de grama cortada, das folhas, insetos e sujeiras que caem na água (e por vezes se depositam no fundo ou nas bordas), também existem outras situações que deixam a água e o local impuros. Os protetores, cremes, produtos de cabelo e até mesmo o suor são exemplos, pois são transferidos do nosso corpo para a piscina. Às vezes, até chuvas e ventos também podem trazer impurezas.

Sendo assim, é extremamente importante que a limpeza e os cuidados sejam feitos regularmente. Pelo menos uma vez por semana é a periodicidade indicada para lavar areia do filtro, limpar cesto do pré filtro, lavar as bordas com esponja, usar a peneira na água, varrer deck no entorno, aspirar o fundo da piscina. Também há o tratamento químico a ser feito: cuidar do pH e manter o nível de cloro da piscina, que é o que vai garantir uma água saudável.

Para esse processo alguns itens e produtos são essenciais, e outros auxiliam no tratamento. Acessórios como escovas, aspiradores, mangueiras, peneiras e os químicos como cloro, limpa bordas, clarificantes são os parceiros ideais para essa empreitada. Todos esses produtos podem ser encontrados no site da Prolazer, e a nossa equipe está sempre à disposição para ajudar com informações e orientações valiosas (clique aqui e nos pergunte!).

Quando se trata de produtos químicos, também é importante conhecermos a dosagem de cada um e a maneira certa de armazená-los (essa dica você pode conferir clicando aqui).

Além de tudo disso, a ducha e a capa protetora também nos auxiliam bastante. A ducha antes de entrar na piscina descarta parte da sujeira contida no corpo, suor, condicionadores, terra ou areia. Já a capa auxilia diminuindo evaporação do cloro, aumentando o rendimento.

O tratamento químico também é importante pois pode prevenir doenças de pele, alergias, dor de ouvido, conjuntivite e até diarreias que poderiam passar através da água. O que atua nessa prevenção é essencialmente a adição e presença de cloro na água, o que é lei. Por isso, fique sempre atento aos padrões de qualidade de água usando o kit ou fita de testes e certifique-se que a piscina está adequada para banho, relaxamento e diversão!

Apogee piscina - blog

Se sua piscina for de uso coletivo, como em condomínios, todos esses cuidados se multiplicam e se tornam mais importantes, pois há mais usuários e maior exigência. Nesses casos talvez seja necessário mão de obra profissional contratada ou no mínimo empregados bem treinados.

E não esqueça: a equipe da Prolazer está sempre pronta para ajudar. É só entrar em contato!

 

Texto elaborado por: equipe Prolazer e Piensa Comunicação.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s